sexta-feira, 17 de junho de 2011

FESTA JUNINA,A ALEGRIA COM GOSTO DE QUERO MAIS

    Junho é tempo de Festa Junina,de arraiá,forró e muita comida gostosa.O tempo frio é um convite para  as brincadeiras e danças.
    Cercam as Festas juninas as homenagens aos santos do mês (Santo Antônio,São Pedro e São João),jogos,diversão e os usos,costumes e superstições.
    Santo Antônio é comemorado no dia 13 de Junho.Ele abre as festas juninas e é considerado o santo casamenteiro,protege as mulheres solteiras e ajuda a achar objetos perdidos.
    São Pedro é comemorado no dia 29 de Junho.Ele fecha as festas do mês de junho.Protetor das viúvas,principalmente daquelas que querem se casar.
    São João é comemorado no dia 24 de junho.Ele também ajuda as mulheres a encontrar um marido.Na sua festa está  sempre dormindo e as moças aproveitam para saírem a procura de marido.
    As principais brincadeiras são:correio do amor,pau de sebo pescaria,cabra-cega,leilão,quebra-pote,corrida da porca untada e delegacia do amor.
    As comidas são deliciosas e as bebidas bem quentes para espantar o frio.Dentre elas: amendoin
torrado.batata doce assada,bolo de fubá,broa, canjica,cocada,pé de moleque pipoca,milho,pamonha.quentão cachaça ,caipirinha e licores.
    A tradição das festas juninas se mantém através de costumes,onde o vestido de chita bem rodado o chapéu,a quadrilha,a fogueiras,os foguetes  e a linda e alegre ornamentação de bandeirinhas coloridas não podem faltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário