sexta-feira, 17 de junho de 2011

FESTA JUNINA,A ALEGRIA COM GOSTO DE QUERO MAIS

    Junho é tempo de Festa Junina,de arraiá,forró e muita comida gostosa.O tempo frio é um convite para  as brincadeiras e danças.
    Cercam as Festas juninas as homenagens aos santos do mês (Santo Antônio,São Pedro e São João),jogos,diversão e os usos,costumes e superstições.
    Santo Antônio é comemorado no dia 13 de Junho.Ele abre as festas juninas e é considerado o santo casamenteiro,protege as mulheres solteiras e ajuda a achar objetos perdidos.
    São Pedro é comemorado no dia 29 de Junho.Ele fecha as festas do mês de junho.Protetor das viúvas,principalmente daquelas que querem se casar.
    São João é comemorado no dia 24 de junho.Ele também ajuda as mulheres a encontrar um marido.Na sua festa está  sempre dormindo e as moças aproveitam para saírem a procura de marido.
    As principais brincadeiras são:correio do amor,pau de sebo pescaria,cabra-cega,leilão,quebra-pote,corrida da porca untada e delegacia do amor.
    As comidas são deliciosas e as bebidas bem quentes para espantar o frio.Dentre elas: amendoin
torrado.batata doce assada,bolo de fubá,broa, canjica,cocada,pé de moleque pipoca,milho,pamonha.quentão cachaça ,caipirinha e licores.
    A tradição das festas juninas se mantém através de costumes,onde o vestido de chita bem rodado o chapéu,a quadrilha,a fogueiras,os foguetes  e a linda e alegre ornamentação de bandeirinhas coloridas não podem faltar.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Piu-Piu na escola

    Piu-piu pediu para vovó para que colocasse-o na escola.Vovó disse a Piu-piu:
    -Que bom que você quer ir para a escola Piu-piu,você vai aprender muitas coisas legais.
    -O que vou aprender?Disse Piu-piu para vovó.
    -Muitas coisas meu filho.Disse vovó para Piu-piu. 
    -Vamos fazer compras,vamos comprar seu material escolar.
     Quando chegou o dia da escola...
    -Acorda Piu-piu está na hora de ir para escola.Disse vovó.
     E na escola adivinha quem era colega de classe de Piu-piu?Era Frajola.Quando frajola viu Piu-piu,correu e fez uma armadilha.Piu-piu não caiu mais Frajola caiu na própria armadilha.

sábado, 4 de junho de 2011

maricota,a vaca vaidosa

Dona vaca Maricota anda muito aflita.Botou um laço de fita,uma blusa de cocota.Olha a vaca Maricota como ficou esquisita:faz de tudo,se enfeita,pra ficar muito bonita!Botou saia de cetim,bordada de margarida,pintou a boca enorme com tinta cor de carmim.
-Sou a vaca Maricota,quero que olhem pra mim!
Colocou seu sapato de verniz,a meia era muito fina,com malha esburacada.Maricota foi pra feira,toda assim tão perfumada,com perfume encharcada de flores de violetas atas da vaca voavam mais de doze borboletas!Aí a vaca chegou na feira numa barraca comprou um colar de ouro,imitação bem barata...e ficou ali na feira esperando um gordo touro,seu amor,seu namorado,seu xodó lindo tesouro!
O touro veio se chegando e olhou pra Maricota,levou susto,avançou na namorada.
Voou laço,voou fita,sapato,cordão de ouro...aí...sobrou Maricota e o touro a reconheceu:
-Maricota,minha vida.